Depois de levar o primeiro lugar na Categoria Tecnologia e Inovação na Morar Mais Vitória, a fachada da mostra de decoração acaba de conquistar uma premiação nacional.
Idealizado pelos arquitetos Anderson Fioreti e Deborah Zaganelli e executado pela construtora M Santos, o Muro Morar Mais foi eleito o Melhor Projeto de Fachada do evento, que é realizado nas principais capitais do País.
O projeto vencedor teve como proposta central levantar a discussão sobre a existência do muro e sua situação entre os ambientes público e privado. “Foram utilizados elementos tanto para neutralizar a barreira visual, como para provocar a curiosidade e estimular a interatividade dos visitantes, no espaço físico e no virtual”, explicaram os arquitetos.
O muro recebeu um painel com mosaico de QR Codes que, ao serem escaneados pelo celular ou tablet, direcionavam o usuário a um blog (www.muromorarmais.blogspot.com.br) e a uma fanpage com informações sobre muros físicos e imaginários ao redor do mundo.
Curiosidade
A parede recebeu pintura na cor grafite, em contraponto com um portão feito de ripas de madeira Lyptus, que dá visibilidade para a parte interna. Uma escada amarela também permite aos curiosos que passarem pela calçada espiar o interior da exposição.
A estrutura ganhou ainda um banco de madeira, onde as pessoas podiam se sentar e conversar, enquanto uma peça sonora produzida pelo artista Marcus Neves emitia trechos de músicas e poesias relacionadas aos muros.
“A perfeita combinação do conceito criativo com os materiais escolhidos resultou em um projeto inovador”, destacou João Luís Moura Santos, diretor da M Santos, construtora responsável pela obra.